Blog ONCLICK

PIS / COFINS – Receita esclarece aplicação da suspensão das contribuições

Solução de Divergência nº 16/2017 emitida pela Receita Federal (DOU 09/02), esclareceu a aplicação da suspensão do PIS e da Cofins.
A imagem mostra um teclado numérico de uma calculadora, com os números e símbolos de operações matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Esse tipo de calculadora é comumente utilizada para realizar cálculos financeiros e contábeis, o que pode ser relevante para o contexto do artigo "PIS / COFINS – Receita esclarece aplicação da suspensão das contribuições".

   por TBS Consultoria


Solução de Divergência nº 16/2017 emitida pela Receita Federal (DOU 09/02), esclareceu a aplicação da suspensão do PIS e da Cofins, confira:

Até 12 de maio de 2008, não havia a possibilidade de suspensão do PIS e da Cofins, incidente sobre o faturamento, relativamente às compras internas com fim exclusivo de exportação, pois dependia da ampliação da regulamentação então vigente ou da implementação de regulamentação específica do art. 59 da Lei n°10.833, de 29 de dezembro de 2003.

Entre 13 de maio de 2008 e 24 de abril de 2010, houve a possibilidade de suspensão da PIS e da Cofins, incidente sobre o faturamento, relativamente às aquisições internas de beneficiários do regime aduaneiro especial de Drawback, denominado de Drawback Verde-Amarelo, conforme enquadramento à Instrução Normativa RFB nº 845, de 12 de maio de 2008, e à Portaria Conjunta RFB/Secex nº 1.460, de 18 de setembro de 2008, ou ao art. 17 da Medida Provisória nº 451, de 15 de dezembro de 2008, disciplinado pela Portaria Conjunta RFB/Secex nº 1, de 1 de abril 2009, observadas as respectivas vigências.

A partir de 24 de abril de 2010, a aquisição no mercado interno de mercadoria para emprego ou consumo na industrialização de produto a ser exportado passou a ser realizada com suspensão do PIS e da Cofins, incidente com base no faturamento, nos termos do art. 12 da Lei nº 11.945, de 04 de junho de 2009, disciplinado pela Portaria Conjunta RFB/Secex nº 467, de 25 de março de 2010, no regime especial denominado de Drawback Integrado.

DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei nº 8.402, de 8 de janeiro de 1992, art. 3º; Medida Provisória nº 2.158-35, de 24 de agosto de 2001, art. 14, § 2º, III; Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003, art. 59; Instrução Normativa RFB nº 845, de 12 de maio de 2008; Portaria Conjunta RFB/Secex nº 1.460, de 18 de setembro de 2008; Medida Provisória nº 451, de 15 de dezembro de 2008, art. 17; Portaria Conjunta RFB/Secex nº 1, de 1º de abril de 2009; Lei nº 11.945, de 4 de junho de 2009, art. 12; e Portaria Conjunta RFB/Secex nº 467, de 25 de março de 2010.

Confira aqui integra da Solução de Divergência nº 16/2017.

Fonte: Siga o Fisco
Data: 09 de fevereiro de 2017
Acesso: 10 de fevereiro de 2017

Compartilhe:
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Artigos relacionados

Mais artigos para você

Close-up das mãos de uma mulher utilizando um mouse de computador em uma mesa de escritório escura. Ela veste uma blusa azul vibrante. Ao fundo, caixas de papelão sugerem um ambiente de expedição ou estoque. A imagem ilustra o trabalho técnico de configuração tributária e análise de dados para o cálculo do IPI na base de cálculo do ICMS, focando em precisão contábil e gestão de e-commerce B2B.
Artigos

IPI na Base de Cálculo do ICMS

IPI na bse de cálculo do ICMS? A resposta não é absoluta: depende do tipo de operação e da destinação
Emissão de nota fiscal
Artigos

Emissão de nota fiscal antes da separação: o hábito que cobra imposto sobre venda que não aconteceu

Emissão de nota fiscal antes da separação: veja por que esse hábito gera imposto sobre venda cancelada e como inverter
Artigos

Case de sucesso: como a ONCLICK ajudou a loja virtual Blue White Modas a reorganizar o seu negócio

OnClick

Pronto para transformar a gestão do seu negócio?

Fale com um especialista. Sem compromisso, sem custo.

Rolar para cima
Secret Link